“É belo ricordare i primi tempi dei manggiare bonni”. Foi com essa frase em italiano, que Dona Alma Moser Beber, de 80 anos, traduziu sua alegria e satisfação em participar de um lanche com os alunos do maternal II do Centro de Educação Infantil Paula Feldmann, no Bairro Rio Branco, no último mês. Dona Alma, uma das primeiras moradoras da localidade, descendente de italianos, e com “mãos de fada” para cozinhar, foi convidada pelas professoras Bernardete Zimmermann e Simone Feuser e pela diretora Sueli Eccel Cattoni para participar do Projeto Redescobrindo os Bairros de Guaramirim.
Ao lado dos pequenos curiosos, Dona Alma fez os tradicionais bolinhos de chuva de banana, receita que a nona sabe desde pequena. Foi misturando os ingredientes e recordando histórias de sua vida, infância, família, trabalho e cotidiano, que a simpática senhora prendeu a atenção dos pequeninos. “Se eu pudesse trabalhava aqui para ficar perto das crianças”, confessou Dona Alma, deixando explícita a alegria através do sorriso que só saiu do seu rosto no momento de mais atenção, quando fritava os bolinhos.
Dona Alma é conhecida e respeitada por todos os moradores da região, pois vive ali há mais de 56 anos, presenciando momentos importantes da comunidade. “Eu ajudava na horta da escola quando minha neta estudava aqui. Era uma felicidade para mim, contribuir para a alimentação das crianças”, disse.
A fama de boa cozinheira é bastante conhecida entre os vizinhos e os dons culinários foram passados da mãe para os filhos, dez ao todo. Maristela Beber Serpa herdou da mãe o gosto pela culinária e se tornou empresária do ramo, quando inaugurou, há pouco mais de dois anos, a única padaria do bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário