Guaramirim

jornaldebairrosguaramirim.blogspot.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto quer recuperar mata ciliar

MEIO AMBIENTE

Uma comissão formada pela gerente de Marketing do Jornal de Bairros, Tania Dantas, a secretária de Educação de Guaramirim, Cristiana Poltronieri, a supervisora de ensino fundamental, Gisela Klotz e a professora e bióloga Janete Maria Pedrotti esteve em Florianópolis no último dia 2 de julho para apresentar o projeto Cidadania Educação Ambiental Represa de Guaramirim, durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente- Consema. A apresentação foi feita com a intenção de conseguir apoio de órgãos públicos ligados a temática do meio ambiente e outros tipos de patrocínios.
A iniciativa de recuperação da mata ciliar da represa de Guaramirim faz parte do projeto Redescobrindo os Bairros. A proposta é realizar no Dia da Árvore, 21 de setembro, um mutirão de plantio de 500 mudas de árvores nativas em torno das margens do Rio Itapocu que contará com a participação dos alunos da Escola Urbana Teixeira da Fonseca e comunidade localizada em torno da represa. Além disso, estão previstas também palestras de conscientização ambiental e sustentabilidade.
Outro objetivo da iniciativa é defender a importância da preservação da fauna e da flora, especialmente das espécies de peixes como cascudo e robalos, antes nativos e abundantes na região e que, em virtude da pesca predatória, estão escassos.
A maioria dos conselheiros elogiou a ideia e se dispôs a apoiar no que for necessário para que a iniciativa seja um sucesso. Eles também destacaram que o projeto pode ser inscrito na área de educação ambiental da Secretaria de Educação para que outras regiões e municípios tenham conhecimento e possam também compartilhar e desenvolver ações semelhantes conforme suas necessidades e demandas. 
O projeto já tem como parceiros confirmados a Apromac (Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte), Câmara de Vereadores Mirins  Secretaria de Educação de Guaramirim, Flora Viva, WS Empreendimentos, WEG Tintas, Biovita, SDR de Jaraguá do Sul, através das  gerências de Assistência Social, Desenvolvimento Sustentável e Educação. Todos apoiadores da iniciativa do Jornal de Bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário