Guaramirim

jornaldebairrosguaramirim.blogspot.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Guaramirim está vulnerável sem Defesa Civil

No dia 12 de julho, uma comissão formada por 10 representantes do Conselho de Líderes Comunitários (Clic) se reuniu com o prefeito Nilson Bylaardt a fim de reivindicar a implantação da Defesa Civil em Guaramirim.
O cargo de coordenador para o órgão já existe desde o ano passado, criado por lei, mas ainda não foi preenchido. Após ouvir da comissão a necessidade de implantação da Defesa, o prefeito pediu um prazo de 20 dias para a nomeação de um titular para o cargo.
O presidente da Clic, Charles Longhi, ressaltou a vulnerabilidade dos moradores da cidade sem um órgão que fiscalize as áreas de risco e trabalhe a conscientização da população. “As pessoas constróem sem fazer uma análise criteriosa”, comenta.
A Defesa Civil é composta por medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperadoras, destinadas a minimizar as conseqüências danosas de desastres previsíveis e imprevisíveis, além de manter o moral da população e restabelecer o bem-estar social da comunidade.
No município, ainda não foi feito um mapeamento das áreas que estão vulneráveis aos desastres naturais, como desmoronamentos, alagamentos e construções irregulares. “É necessário fazer o mapeamento. Nós sabemos, os bombeiros sabem onde ficam essas áreas, mas é necessário que as pessoas saibam que estão correndo riscos”, afirma Longhi. “Nós temos a BR 280, a SC 413, a Petrobrás e o gasoduto. Se por acaso ocorrer um vazamento, como ficaremos sem uma Defesa Civil atuante para auxiliar a população?”, indaga.
A proposta de Longhi é instalar, em cada bairro, um Nudec (Núcleo da Defesa Civil).
Cerca de 40 pessoas já se inscreveram como voluntárias para trabalharem como agentes do órgão. Após a sua implantação, elas irão passar por um treinamento para atuarem na prevenção e como um elo entre os moradores e o Nudec de cada bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário