Guaramirim

jornaldebairrosguaramirim.blogspot.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caixa D’Água: O bairro que surgiu com a ferrovia

“A história de vocês faz a nossa história”, foi com essa afirmação que a professora Maria Roseli Micheluzzi agradeceu a participação dos três convidados que participaram de um bate papo com os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Padre Mathias Maria Stein no Bairro Caixa D’Água, como programação do Projeto Redescobrindo os Bairros. Dona Melânia Mosar, de 74 anos; Sr. José Soares, 86; e Dona Anésia Maria da Silva, de 73 anos, relembraram aspectos históricos e curiosos da vivencia no bairro há mais de 60 anos.
Segundo os relatos dos entrevistados, o bairro se formou com a construção da rede ferroviária que liga Joinville a São Francisco do Sul, construção essa, que tem mais de 100 anos. “Os moradores eram operários que trabalhavam na manutenção da malha ferroviária. Como não havia máquinas que auxiliavam no conserto, eles faziam tudo manualmente”, relembrou José Soares.
O nome do bairro também foi uma das questões abordadas pelos alunos. Conforme explicaram os convidados, na época havia a famosa Maria Fumaça, trem movido a vapor, sendo que o combustível era a água e lenha. Para abastecer os trens com água, abundante na região, os próprios construtores da ferrovia, ergueram uma enorme caixa de água abastecida com água do Rio da Prata. Outra situação curiosa lembrada pelos três, foi como iniciou o comércio. “Muitos moradores vendiam lenha para o maquinista e outros produtos, como frutas, palmito pinga etc.”, disse Dona Melânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário