Guaramirim

jornaldebairrosguaramirim.blogspot.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

As casas antigas e suas ricas histórias

As casas mais antigas do bairro, seus moradores e suas histórias foram os temas escolhidos pelos alunos do 1º ano orientados pela professora Débora Zimmermann. A turma também realizou um passeio pelo bairro e descobriu que na localidade há três casa bem antigas. Numa dessas residências morou os patriarcas de uma das famílias mais tradicionais do bairro, os Lombardes. Lá as crianças conheceram os cômodos das casas e como as famílias viviam há algumas décadas atrás. “Eles dormiam no sótão em colchões de palha e coberta de pena de galinha”, confirmaram os alunos à reportagem do JB.
Muito divertido também foi conhecer o quintal da casa, que tem um lago e muitos animais. Durante a visita as crianças também aprenderam sobre os instrumentos utilizados na roça e na lida com os animais, e descobriram ainda que a maioria dos alimentos eram produzidos no terreno da casa, como o feijão, milho, arroz, açúcar mascavo, leite, ovos, farinha de trigo etc.
A casa visitada foi erguida em 1931 e de acordo com Elisete Lombarte, nora do casal Ilário e Esélia Lombarde, que eram proprietários da casa, a moradia que ficou de herança a uma das filhas do casal será transferida para outro terreno. “Temos a intenção de deixar como forma de preservar a história da família para as gerações futuras. Por isso que o projeto Redescobrindo os Bairros é muito interessante, para as crianças saberem da onde vieram, e relembrar e conhecer como eram as épocas passadas”, confirma Elisete.
Além dessas visitas as moradias e a alguns lugares do Bairro, os alunos e a comunidade contribuiu com objetos antigos para a composição da exposição. Entre os artigos estava o álbum de família dos Lombarde, trazido por Elisete. Segundo ela, há fotos datadas de 1920.
Participaram do projeto as professoras: Eliane Aparecida Vieira Pereira, Giseli Aparecida Borges Nicolini, Rúbia Bylaardt Claas, Débora Zimmermann, Vanessa Amabile de Carvalho, Silvania Maria da Silva, Kerlin Aparecida Haslinger dos Santos, Vanessa Miranda Vaz, Lilian de Fátima Pavoski. 


3 comentários:

  1. conservar essas antigas construções é uma forma de manter viva a historia de nossos antepassados em nosso presente.
    ass:Aline Albuquerque /estado:PE/cidade:ITAPISSUMA

    ResponderExcluir
  2. alguma noticia da ilha da figueira nos anos 60 e 70, modei de la quando ainda era bem pequena

    ResponderExcluir