Guaramirim

jornaldebairrosguaramirim.blogspot.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Seis décadas em ação



Escola reuniu comunidade para comemorar aniversário e resgate histórico
BANANAL DO SUL

Outubro foi especial para os alunos e professores da Escola Professora Isabel, no Bairro Bananal do Sul. Desde o mês de agosto estava sendo executado um projeto que uniu o resgate histórico através do Redescobrindo os Bairros e a comemoração do aniversário de 60 anos da unidade escolar.
Toda a pesquisa culminou com uma cerimônia na manhã de sexta-feira, 6, no pátio da escola. Para o evento, foram convidados antigos moradores do bairro, previamente entrevistados por alunos, além de ex-professores, ex-funcionários e os filhos da patronesse Isabel Lília Rosa de Souza, mestre que dedicou 28 anos de sua vida ao magistério.
Alunas do 1º ano da escola declamaram poesia sobre as dificuldades enfrentadas pelos colonos durante os primeiros anos da então chamada Escola Municipal Olinda. O trabalho de construção do primeiro prédio foi relembrado com emoção através da memória viva da comunidade, fundamental para que fosse possível redescobrir o bairro. “Com nossas mãos devemos fazer o melhor ambiente para vivermos”, afirmou o ex-aluno e professor Osvaldo de Souza.
A secretária de Educação de Guaramirim Cristiana Poltronieri aproveitou a ocasião para anunciar a esperada reforma para o prédio escolar, reivindicada pela direção da escola e pela APP. 
Em 1951, a Escola Municipal Olinda tornou-se Escola Isolada Taquarimbó. Através do trabalho voluntário de toda a comunidade, o prédio escolar foi construído no terreno doado pelo casal Brás e Isabel de Souza. Em 1989, o nome da escola foi alterado para homenagear a ilustre professora Isabel. Nos dias atuais, 60 alunos, da educação infantil até o 5º ano, são atendidos na unidade de ensino, continuando o legado de luta pela educação iniciado há seis décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário