
Quem se aproximava, podia vê-las correndo pelo campo, à beira da represa de Guaramirim. Elas tinham uma missão: arborizar o local com 500 mudas de espécies nativas da região.
Criada em 1967, a represa de Guaramirim surgiu como solução para a agricultura na época das secas. Suas margens, que outrora foram ponto turístico, hoje se encontram sujas e abandonadas. Para ir além da lamentação sobre o estado atual do local, o Jornal de Bairros- Guaramirim, em parceria com a Biovita e WS Imóveis e apoio da SDR e Jornal do Vale do Itapocu, se uniu à Escola Urbano Teixeira para um trabalho de revitalização das margens da represa.
O projeto buscou conscientizar os pequenos sobre a importância das árvores e da mata ciliar. O geógrafo Felipe Oliveira ministrou às crianças uma palestra, em que destacou a erosão, a inexistência de mata nas margens e a baixa biodiversidade da região, onde antes abundava peixes como o cascudo.
Para comemorar o Dia da Árvore, em 21 de setembro, os alunos foram a campo pôr em prática o que aprenderam dentro da sala de aula. Com 500 mudas em mãos, de árvores como araçá, amorinha, ingá e guanandi, passaram a tarde arborizando o local. Dois senhores, munidos com pás, não davam conta de cavar os buracos que logo eram ocupados por mãozinhas febris a cobrir a raiz das pequenas mudas.
Carlos Eduardo Koraleski, nove anos, plantou árvores pela primeira vez. E gostou apesar do trabalho ser, ao mesmo tempo, “divertido e cansativo”.
A pequena Rafaela Rita, aluna do 4º ano, também estava debutando no plantio de árvores. “Eu espero poder voltar a plantar, porque sem natureza não podemos viver”, diz. Ela afirmou que não joga lixo nas ruas e em casa, recicla o que utiliza.
Para a diretora da escola, Edna Meyer Ochner, a atividade serviu para complementar o trabalho ambiental realizado dentro da unidade de ensino. Alguns estudantes aproveitaram a ocasião para levarem algumas mudas para a família e amigos.
Findo o trabalho, crianças e adultos deixaram o local com a sensação de ter contribuído para um mundo de dias melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário